sexta-feira, 22 de março de 2013

Sobre o Construindo a Nação



Há alguns dias estamos postando fotos do Prêmio Construindo a Nação, um evento que aconteceu no último dia 11 de Março de 2013, na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes, em São Paulo.


Nossos alunos já tem conhecimento da premiação e tudo que aconteceu neste dia, porém  muitos de nossos ex-alunos têm perguntado que premiação foi essa, como aconteceu, onde foi, entre outras perguntas que ficaram nos comentários do facebook nas últimas semanas.
Esta premiação foi ao Projeto "III Corrida Estudantil da E.E. Geraldo Costa" que foi inscrito na categoria Coração Brasileiro na 12ª Edição do Prêmio Construindo a Nação, que todo ano escolhe os melhores projetos escolares de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Ao todo foram mais de 7200 escolas inscritas em todo país e nossa escola teve a honra de estar entre as 20 escolas homenageadas deste ano.
Segundo o regulamento, a escola inscrita na premiação deveria apresentar um projeto com enfase no desenvolvimento da cidadania de um projeto escolar e um vídeo de no máximo 3 minutos. Inscrevemos então o "Projeto III Corrida Estudantil da E.E. Geraldo Costa" que surgiu no ano de 2010, diante da da Comemoração do Jubileu de Ouro (50 anos) da E.E.Geraldo Costa. Procurou-se para este momento trazer a história da escola de forma viva, ativa e participativa, resgatando momentos e eventos que marcaram a escola e a comunidade. Para o evento de comemoração foi construída pelos funcionários
da escola uma Sala de Memórias com roupas e objetos antigos da escola. Os alunos do Ensino Médio, em 2010, realizaram trabalhos de pesquisas e entrevistas com ex-alunos, ex-professores, ex-diretores e ex-funcionários da escola, como também os pais de alunos. Criaram um vídeo com depoimentos interessantes, marcantes e alguns até tristes (como o falecimento de um aluno durante a construção do prédio escolar) sobre acontecimentos destes 50 anos de existência da escola. Dentre os diversos depoimentos destacou-se a Gincana Cultural criada pela Diretora da Escola no ano de 1984, Profª Darcy Leal Costa. A diretora realizava anualmente a Gincana seguida de uma Corrida com objetivo de proporcionar momentos de lazer aos alunos e integrar a comunidade. Ela permaneceu na escola até 1991 quando encerraram estas atividades.
Em 2010, quase 20 anos depois, sob a Direção do Prof. José Cláudio e com os trabalhos realizados pelos alunos para o Jubileu de Ouro, resgatou-se este projeto com uma formatação mais apropriada e renovada, com a execução da “I Maratona do Jubileu de Ouro”.
O projeto já teve êxito e grande participação, sendo repetido em 2011. Neste ano de 2012, a Maratona passou a ter o nome de “III Corrida Estudantil” e ampliou a participação da comunidade. Contou-se com a participação das escolas do município de Cunha e do município de Silveiras.
O vídeo a ser enviado deveria conter imagens que comprovassem que o projeto realmente havia sido realizado e um depoimento de um dos participantes, a participante escolhida foi a senhora Maria Aparecida da Silva, 67 anos, que lembrava da época em que eram realizadas as corridas organizadas pela então Diretora Darcy Leal Costa, e que participa desde 2010 das Corridas Estudantis realizadas pela escola.




Então este projeto nos deu este tão importante prêmio em nível nacional e pudemos presenciar um momento muito importante para nossa escola, convidados para a cerimônia de premiação representando a E.E. Geraldo Costa alguns alunos do 3° Série A do Ensino Médio,  que participaram do Projeto, junto com uma equipe formada de professores, funcionários, equipe gestora, professores orientadores pedagógicos da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, Supervisor e Dirigente Regional de Ensino.
O evento iniciou-se às 15:00 horas direcionado por Nivaldo Prieto, com execução do Hino Nacional Brasileiro com Quarteto Vocal Saulo, acompanhados da orquestra comandada pelo maestro Renato Misiuk. Em seguida fomos contemplados com uma belíssima apresentação do cantor Wilson Simoninha, seguido por discursos das autoridades presentes como o senhor Eduardo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen, Jorge Parente, presidente do COERES/CNI, Paulo Saab, presidente do Instituto Cidadania Brasil e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin além da presença de outras autoridades como o Secretário da Educação de São Paulo  Herman Voorwald. Após as premiações tiveram mais três apresentações musicais do grupo Groove Allegro finalizando o Construindo a Nação 2013. Acredito que todos que tiveram o oportunidade de estar no dia 11 de Março na Sala São Paulo da Estação Julio Prestes, puderam se sentir, enquanto escola, mais unidos, mais fortes, mais felizes e ter a certeza que estamos no caminho certo, acertando mais que errando, fazendo o que de melhor podemos fazer para construir uma escola cada vez melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário