terça-feira, 24 de março de 2015

“Da semente a nascente”-Viveiro de mudas de palmito juçara e plantas nativas da Mata Atlântica e Reflorestamento de nascentes.

O projeto “Da semente à nascente” surgiu no ano de 2012 a partir da constatação do consumo irresponsável e da extração ilegal do palmito na região. Tal constatação se deu através da observação e de pesquisas, como também das constantes veiculações de notícias envolvendo o Vale do Paraíba, em especial as Unidades de Conservação da Mata Atlântica e Serra da Bocaina, região onde está localizada a EE Geraldo Costa.
Partindo então da necessidade de conscientizar e envolver os alunos e a comunidade local em ações de educação ambiental para uso sustentável da natureza, a equipe escolar (professores, gestores e funcionários) concordaram com a urgência em estimular a proteção e conservação através da criação de um viveiro de mudas na escola. Tal viveiro, porém, não possuiria apenas mudas de palmito juçara, mas também plantas nativas da Mata Atlântica.
Nas reuniões de pais, tomamos o tema como pauta. Os pais, em sua maioria, compreenderam a intenção do projeto e participaram dando sugestões para iniciar a construção do viveiro.
O professor de Geografia Antonio Marcos Leme assumiu a responsabilidade de iniciar o projeto, captando recursos e estabelecendo parcerias com os proprietários locais. A Direção da escola buscou parceiros na região que pudessem manter o projeto. Daí em diante, o projeto estendeu-se: passou do viveiro de mudas para o reflorestamento das nascentes, surgindo então o nome: “Da semente a nascente”.
Os alunos do Ensino Fundamental passaram a participar ativamente das aulas realizadas no novo espaço de aprendizagem que estava sendo criado. Desde o início ajudaram a preparar a terra, auxiliados pelos professores de Ciências e Geografia, a plantar as mudas e a cuidar delas diariamente.
     Estando o viveiro devidamente constituído, as mudas foram distribuídas a comunidade na Reunião de Pais, onde foram orientados a reflorestarem suas propriedades. Além disso, foram estipulados áreas para reflorestamento com a devida autorização dos proprietários, sendo então efetivado o propósito deste projeto. No viveiro de mudas ocorrem visitações frequentes e aulas ministradas pelo professor Antônio Marcos.
          









      Nas fotos abaixo temos o Professor de Geografia Antônio Marcos com a aluna Huandy do 6ºA que é Deficiente Visual.


Um comentário: